Sente-se sem energia? Então este artigo é para si!

0

Hoje é 6ª Feira e manter os níveis de produtividade elevados é missão quase impossível.

Uma forma de nos mantermos produtivos é compreender a nossa energia: para onde vai, como mantê-la ou como renová-la. É importante também perceber que a energia é física, emocional e mental, por isso, sentir-se enérgica passa também pelo que pensa, sente, come, exercita e como gere o seu tempo. A verdade é que gastamos tanta energia fisicamente como emocional ou intelectualmente.

Hoje trago-lhe algumas dicas de como aumentar a sua energia física, mental e emocional.

Energia Física

1. Exercício Físico: Quando faz exercício físico, o seu corpo liberta endorfinas entre outras substâncias que aumentam a energia.

2. Alimentos mais enérgicos: Alimentos mais enérgicos, conseguem dar-lhe níveis de energia que duram o dia todo. Amêndoas, amoras, espinafres, e aposte em fruta com baixos níveis glicémicos como pêssego, alperce ou laranja.

3. Dormir: Dormir é essencial para se sentir com energia ao longo do dia. Não só dormir bem, e o número de horas necessário, como ter um horário fixo para dormir e acordar. Esta é a melhor forma de recuperar energia.

Energia Emocional

1. Trabalhe a sua inteligência emocional: quanto melhor conseguir controlar as suas emoções, menos energia gastará com elas. Desta forma, resistirá melhor ao stress e à pressão.

2. Mantenha a calma: encontre a forma ideal para manter a calma. Seja através de meditação, de fazer uma pausa aqui e ali, ou qualquer outro método, enquanto mantiver a calma, menos energia gastará.

3. Pratique o feedback positivo: soa a cliché, mas tratar bem quem está à sua volta, faz com que a tratem também melhor, o que resultará em menos conflitos, e como tal, menos desgaste.

Energia Mental

1. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo é o maior desgaste mental que pode ter: ao tentar fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo, obriga o seu cérebro a consumir muita energia a alternar entre tarefas, e a manter a informação relativa a várias coisas diferentes ao mesmo tempo. Tente focar-se em apenas uma tarefa de cada vez.

2. Faça uma boa gestão do seu tempo: estabeleça prazos realistas e não procrastine. Isto leva a um grande desgaste mental, e leva a que veja a sua energia a esvair-se. Mesmo que só funcione bem sob a pressão dos prazos, a longo prazo, está a desgastar-se completamente.

3. Afaste as distracções: feche o e-mail, desligue a internet e afaste o telemóvel se precisar de se concentrar. Arrume a sua secretária e organize-se. Quanto menos distracções e mais organização, menos tempo e energia perderá, e mais facilmente se concentrará no que interessa.

Boas experiências! Bom fim-de-semana!

[do_widget “MailChimp Widget”]
Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário