Sal e Vinagre: detergentes naturais

1

Olá!

Sabia que existem detergentes naturais tão eficazes como os industriais e que são muito menos agressivos? O sal e o vinagre são um excelente exemplo.

Vinagre

1. Limpar o micro-ondas

Encha um copo de água até meio e o resto com vinagre. Coloque no micro-ondas durante dois minutos na potência máxima, e passe um pano húmido.

2. Limpar calcário

Molhe uma papel de cozinha em vinagre e aplique durante 25 minutos na torneira. Após isso, limpe com um pano húmido e verá que todas as manchas de calcário desapareceram.

Para limpar uma cabeça de chuveiro, aqueça vinagre branco num tacho, sem deixar ferver. Coloque a cabeça do chuveiro durante uma hora e limpe. Fica como novo.

Por último, para retirar manchas de calcário das sanitas, despeje uma embalagem de vinagre e deixe ficar “de molho” durante algumas horas. Depois bastará puxar o autoclismo e esfregar com o piaçaba para que fique como nova.

3. Retirar autocolantes, etiquetas de preços e rótulos

Molhe um pano com vinagre e esfregue no autocolante, etiqueta ou rótulo durante uns minutos. O autocolante descolará com facilidade.

4. Lavar janelas

Num borrifador, junte partes iguais de água e vinagre branco, e use como um limpa-vidros normal.

Sal

1. Limpar o jarro da cafeteira

Junte 4 colheres de sopa e uma dúzia de cubos de gelo. Agite ligeiramente a mistura e deixe ficar durante meia hora. Encha com água fria, seque, e acabaram-se as manchas de cáfe.

2. Limpar manchas de gordura em tapetes

Junte uma parte de sal para quatro de álcool etílico. Esfregue a carpete, deixe secar e aspire o excesso de sal se for necessário.

3. Limpar manchas de vinho tinto

Se precisar de remover manchas de vinho tinto de tecidos, coloque uma pequena camada de sal na zona da mancha e deixe ficar durante alguns minutos. De seguida, passe um pano limpo húmido. Repita as vezes necessárias.

Outros detergentes naturais

1. Ketchup e maionese

Ketchup e maionese não ficam bem só num cachorro quente ou salada russa. Dê brilho aos seus tachos de cobre com um pouco de ketchup. Experimente colocar um pouco num pano e esfregue os tachos e passe um pano limpo no final. Se tiver crianças em casa, a maionese é excelente para tirar manchas de lápis de cera.

2. Pasta dos dentes

A pasta dos dentes é óptima para tirar riscos de acrílicos e vidros. Aplique uma pequena dose de pasta dos dentes e esfregue até os riscos desaparecerem. Este é um truque que uso muito para tirar riscos dos relógios.

 

Existe algum outro detergente natural que use e não mencionei? Deixe-me um comentário!

Boas experiências!

 

 

Origem: iVillage

 

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

1 comentário

  1. Pingback: 12 Dicas para ser mais ecológico - Guia Odisseias

Deixe um comentário

%d bloggers like this: