Quer começar a correr? Siga estes 5 passos

0

Não há qualquer dúvida, correr faz bem e está na moda! Mas não é fácil começar, há a preguiça, o comodismo, há sempre isto e aquilo. E a verdade é que no início custa muito, mas ao final de algumas semanas torna-se mais fácil e divertido.

Se for capaz de caminhar durante 20 ou 30 minutos, então também conseguirá começar a correr sem qualquer problema.

Os benefícios

1. Ficará mais saudável. Há muitas formas de ficar mais saudável e de fazer exercício, mas correr é uma forma simples e barat de o fazer.

2. Comerá melhor. Começando a correr, e isto pode acontecer apenas ao final de algumas semanas, perceberá que a comida é a “gasolina” para correr. Provavelmente, também vai perceber que aquilo que habitualmente come não é a melhor “gasolina”. Por isso, é natural que comece a tentar fazer uma alimentação mais adequada e saudável.

3. Se for fumador(a), vai querer deixar de fumar. Se levar a corrida a sério, ao fim de algumas semanas vai ter vontade de deixar de fumar, até porque isso deixar de fazer parte do seu estilo de vida. Por isso, se quer deixar de fumar, tente começar a correr.

4. Vai apreciar aquele momento só seu. Passamos o dia rodeados de pessoas, de stress. Correr é uma forma de ter um tempo apenas seu, de ter tempo para pensar, e para se sentir tranquila. Tornar-se-à um momento pelo qual espera.

5. As corridas são divertidas. A partir do momento que consiga correr o suficiente para participar numa corrida, de 5km, por exemplo, vai ver que são muito divertidas. A camaradagem entre participantes, sejam eles mais rápidos ou mais lentos, é muita. Para além disso, a sensação de conquista quando cruzar a meta é fantástica.

As Regras

1. Comece devagar. Esta regra é absolutamente obrigatória. Muitas pessoas cometem o erro de começar de forma demasiado agressiva. Desta forma acabará por, das duas uma, lesionar-se ou desistir.

2. Aumente gradualmente de intensidade. Esta é outra regra obrigatória. Até pode ter resistência física para correr distâncias maiores, ou correr mais rápido. No entanto, comece devagar. Dê tempo aos seus músculos para se habituarem à corrida, e assim evitar lesões.

3. Desfrute. Se não desfrutar da corrida, nunca conseguirá manter este hábito durante muito tempo. Desfrute de ficar em forma e mais saudável. Correr deve ser divertido, não uma tortura.

4. Se puder, arranje um parceiro de corrida. Isto não é tanto uma regra, mas sim uma sugestão. Se tiver alguém que vá correr consigo, torna-se mais fácil. Um puxa pelo outro. Por outro lado, se marcar uma hora para ir correr com alguém, mais dificilmente deixará a outra pessoa pendurada.

Os 5 Passos

1. Comece por caminhar. Na primeira semana vá caminhar 2 ou 3 vezes durante 20 ou 25 minutos. Aumente o número de vezes na segunda semana, e tente correr durante 25 ou 30 minutos. Se quiser, mantenha esta rotina durante mais uma ou duas semanas. Tente caminhar um pouco mais de cada vez que for andar.

2. Começar a correr. Faça isto de forma gradual, um pouco mais de cada vez. Mantenha o ritmo de 2 a 3 vezes por semana. Comece por caminhar durante os primeiros 10 minutos, e depois siga uma rotina de correr / andar. Corra devagar durante um minuto (ou 30 segundos) e depois caminhe durante 2 minutos. Repita esta rotina durante 10 a 15 minutos. De seguida, faça 10 minutos apenas a caminhar, e repita a rotina anterior. Mantenha esta rotina durante 2 a 3 semanas.

3.  Aumente o tempo de corrida. A partir do momento em que se sente confortável a correr durante um minuto, está pronta(o) para correr durante mais algum tempo. Mantenha a rotina do ponto anterior, mas aumente o tempo de corrida para um minuto e meio, com um período igual a caminhar. Gradualmente aumente o tempo de corrida e diminua o tempo a caminhar. Lembre-se sempre que pode sempre diminuir o tempo de corrida, e aumente apenas na medida em que se sente confortável. Não tenha pressa!

4. Siga a regra dos 9. A partir do momento em que comece o ponto 3, começa também a tornar-se mais fácil. Os primeiros 9 treinos podem ser difíceis, torna-se mais fácil e divertido. Não desista antes de 9 treinos! A partir das 9 corridas ao ritmo do ponto 3, experimente começar a correr, com intervalos a caminhar pouco frequentes.

5. Leve a corrida ao próximo nível. Se chegou até aqui, celebre! Já se pode considerar um “runner”. Até pode caminhar um pouco durante as suas corridas, mas não há nada de errado nisso. De facto, esteja à vontade para intervalar a corrida com caminhada. Alguns maratonistas são conhecidos por fazerem intervalos a andar. Correm durante 10 minutos e caminham durante 1 minuto. Eventualmente, deixará de precisar de fazer intervalos a andar. Mas lembre-se, é muito importante não ter pressa!

A partir daqui, há várias formas de levar a sua corrida para o próximo nível:

– Aumente gradualmente o tempo de corrida. De cada vez que for correr, tente fazê-lo por mais uns minutos de cada vez, até conseguir correr durante 30 a 40 minutos seguidos.

– Se for capaz de correr durante 30-40 minutos seguidos 3 ou 4 vezes por semana, conseguirá terminar uma corrida de 5 km. Inscreva-se numa e participe com o objectivo de terminar. E mais importante do que isso, divirta-se!

– A partir do momento em que consegue correr por esse período, defina um dos treinos semanais como a “corrida longa”. Nesta corrida, aumente o tempo de treino 5 minutos por semana, até conseguir correr durante uma hora ou mais. Este treino é fundamental para aumentar a sua resistência.

– Alterne entre correr sozinho e acompanhado, ou em grupo. Não corra sempre sozinho, ou sempre acompanhado.

– Descubra novos caminhos. Não corra sempre no mesmo percurso. Se for necessário, pegue no carro e vá correr para zonas novas.

– Se participar numa corrida de 5 km, mantenha o treino, e tente uma de 10 km. Depois disso, se quiser, meia-maratona ou mesmo uma maratona completa. Mas não se esqueça da regra principal, um passo de cada vez!

Acima de tudo, desfrute da sua corrida!

Boas experiências!

[do_widget “MailChimp Widget”]

 

 

 

Via: zenhabits.net
Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário