Precisamos mesmo de esfoliar a pele?

0

Todas as vezes que há uma renovação celular da pele, uma camada de células mortas fica agarrada à superfície desta, impedindo-a de respirar e consequentemente, envelhecendo-a. Portanto sim, é importante esfoliar a pele.

Os benefícios da esfoliação são deixar a pele bem lisa, sem marcas, manchas, acne e estimular a produção de células novas.

O que é uma esfoliação?

É uma renovação celular mecânica que ajuda a eliminar a camada superficial da pele para dar lugar a uma nova. No entanto, sabemos também que os ciclos de renovação da pele são naturais, mas com a idade, este ciclo pode descoordenar-se por vários factores como descontrolos hormonais, má alimentação, stress, ansiedade, demasiadas toxinas acumuladas ou agressões durante o verão (sol,cloro,mar,sal).

A esfoliação acaba por ser uma das principais aliadas da pele, ao ajudar na libertação de células mortas e revelar uma pele mais limpa, luminosa e por fim, rejuvenescida. E isto é aplicado para o rosto e também para o corpo.

Por que esfoliar o rosto é importante?

É importante pois a nossa pele está constantemente exposta à poluição, fumo, radiação solar, cigarros, luz artificial e ares condicionados, sendo que, é a pele do rosto que recebe primeiro estes agentes todos que irão danificar e acelerar o processo de envelhecimento.

É importante lembrar que existem esfoliantes adequados para rosto e corpo e não devem ser misturados.

 

Resumindo, alguns benefícios e dicas da importância da esfoliação:

  • Previne o aparecimento de pêlos encravados e acne;
  • Melhora a penetração e a acção dos cremes que usamos;
  • Feita antes da exposição ao sol, ajuda a que o bronzeado seja mais uniforme, luminoso e duradouro;
  • Funciona como uma espécie de “tela em branco” para a maquilhagem, no sentido em que deixa a pele uniforme, atenua as imperfeições e os poros, e favorece uma melhor fixação dos produtos;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Uma esfoliação semanal é o ideal. Mas em situações muito específicas (pele muito sensível ou muito oleosa) convém consultar um dermatologista e perceber qual a melhor solução;
  • A esfoliação deve ser feita em pele seca com suaves massagens durante alguns minutos;
  • Após a esfoliação, e porque a pele fica sensível, é sempre necessário passar um hidratante para hidratar e apaziguar a pele em profundidade.

 

Veja as nossas sugestões para uma pele radiante:

Esfoliação e Hidratação Facial | Braga e Guimarães

Esfoliação de Baunilha & Hidratação | Boavista

Sweet Scrub | Esfoliação Corporal 45 Minutos

 

Desfrute de Experiências de Sonho 🙂

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário