Francesinha, um prato com história e tradição

0

A Francesinha é um petisco nascido na cidade do Porto, que se pode exemplificar como sendo feito com duas fatias grossas de pão de forma, ligeiramente torrado, entre as quais é adicionado um bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca e queijo. Cobre-se com múltiplas fatias de queijo por todos os lados e vai ao forno até o queijo começar a derreter. Finalmente deita-se aquele que é o ingrediente mais importante da Francesinha: o molho quente, ligeiramente espesso e picante.

Segundo reza a história, foi “inventada” por um português de nome Daniel David Silva que nos anos cinquenta trabalhava no restaurante “A Regaleira”, no Porto. Emigrante em França, utilizou como inspiração uma das sanduíches mais típicas de França, o “Croque-Monsieur”, adaptando o prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao paladar a magia de um molho que é a alma da receita.

Transformou um simples “croque-monsieur” em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.

Este maravilhoso prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.

A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas, mas sempre com o mesmo espírito de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos.

Já com água na boca?
Tenha uma experiência gastronómica verdadeiramente inesquecível:

Francesinha Especial c/Batata & Bebida para Dois | Matosinhos

Francesinhas à Luz das Velas c/ Cruzeiro 6 Pontes & Música a Dois

Deliciosas Francesinhas XXL com Sangria à Discrição para Dois

Boas Experiências 🙂

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: