Cuidados a ter com o carro para quem vai à neve

0

Todos sabemos que é muito importante é verificar os níveis de óleo, confirmar o estado e a pressão dos pneus, levar as correntes para os mesmos, mas muitas vezes não de dá o devido valor à forma como de deve transportar o equipamento para ski.

Muitas das vezes, e devido ao comprimento dos esquis ou das snowboards, estas têm de ser transportadas no tejadilho. Contudo, se não houver um acondicionamento próprio, pode dar-se o caso de quedas ou acidentes com terceiros.

Nestas casos, o equipamento que vai na mala e no tejadilho (aqui a lei apenas permite 50 kg de carga) pode ser projectados para a frente, juntamente com os outros objectos, mesmo que o peso seja muito pouco. Siga então estas 6 dicas para seguir em direcção à neve com a maior segurança!

 

1. Usar correias especiais

Segurar os objectos correctamente dentro do carro, ou, neste caso, dentro da mala do tejadilho, implica prendê-los com correias especiais que têm um sistema de alavanca e que vai prendendo mais a carga à medida que puxamos o mecanismo.

 

2. Usar malas de tejadilhos

Equipamentos volumosos como esquis ou objetos mais leves como capacetes podem ser transportados nas malas dos tejadilhos, desde que bem seguros. Por seu turno, as malas pesadas e os objetos que sejam difíceis de prender no tejadilho devem ser transportados na bagageira do carro.

 

3 – Verificar o limite de carga do seu automóvel

Aquele livro com as “instruções” do carro que tem no porta-luvas não serve apenas para saber o que é que as luzes do tablier querem dizer. É aqui que pode confirmar qual é o peso máximo permitido para o seu carro. O cálculo deve incluir também a própria mala e os suportes do tejadilho. Siga SEMPRE as instruções do fabricante.

 

4 – Atenção aos fixadores das malas de tejadilho

Quem ainda não tem mala de tejadilho e está a planear comprar uma, deve ter em atenção o sistema de suporte e a sua segurança, bem como os fixadores interiores, que devem ser metálicos.

 

5 – Condução (ainda mais) defensiva

A condução fica totalmente alterada consoante o peso que leva no tejadilho. Os condutores devem estar alertas para uma maior instabilidade do veículo, especialmente nas curvas e travagens, ou em zonas de muito vento lateral, como pontos e viadutos.

 

6 – Pressão dos pneus

Antes de partir, verifique a pressão dos pneus com o carro já carregado. Os níveis bar para um mesmo carro com carga e sem carga são diferentes. Por exemplo, 220 bar quando o carro leva uma ou duas pessoas e 240 para quando vai com mais peso. Esta indicação pode estar na porta do condutor ou na tampa do depósito de combustível. Se tiver dificuldade em encontrar, consulte o manual do automóvel.

 

Por último, se ainda não escolheu o alojamento, veja as nossas sugestões e descubra os melhores hotéis da Serra da Estrela!

 

Boas Experiências 🙂

 

Fonte: Trendy
Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário