A propósito de sushi

0

Olá!

Se há coisa que adoro é sushi! Ontem fui jantar com uma amiga ao Mediactico e demos por nós a debater se arigato (obrigado em japonês) teria alguma coisa a ver com a palavra portuguesa obrigado. São muito parecidas, não são?

Cheguei a casa, e fui investigar um pouco mais para tirar as teimas. Na verdade, arigato provém do japonês antigo e, apesar das semelhanças não tem qualquer origem portuguesa. No entanto, devido à forte presença portuguesa no Japão nos séculos XVI e XVII, e às fortes relações comerciais existem muitas outras palavras japonesas com origem portuguesa.

Tempura

Uma delas, é tempura. O nome dos rolinhos de legumes provém, não da palavra tempero, mas de um hábito católico que existia no século XVI: os dias de “têmporas”. Estes eram dias em que os portugueses presentes no Japão comiam apenas legumes e peixe que habitualmente eram panados e fritos. Algo muito estranho no Japão na altura, visto que, regra geral, comiam o peixe e os legumes crus ou cozidos. Com a cristianização de japoneses pelos Jesuítas portugueses, a palavra têmpora (e mais tarde, tempura) passou a ser associada aos rolinhos panados de legumes.

Outras palavras de origem portuguesa

Para além de tempura, existem muitas outras palavras japonesas com origem portuguesa. Deixo-lhe alguns exemplos, mas existem muitas, muitas mais.

Palavra Japonesa Palavra Portuguesa
arukōru álcool
biidoro vidro
bouro/bouru bolo, bola
botan botão
iruman irmão
jouro jarro
kantera/kandeya candeia
kapitan capitão
kappa capa impermeável
koppu copo
kurusu cruz
marumero marmelo
pan pão
sabato sábado
shabon sabão
shōro choro
shurasuko churrasco
tabako tabaco

Da próxima vez que uma palavra japonesa lhe soar parecida a uma portuguesa, provavelmente terá mesmo origem portuguesa. O Japão foi, e ainda é, um país com fortes ligações a Portugal, visto termos sido os primeiros europeus a estabelecer relações comerciais com aquele país.

Conhece mais alguma palavra japonesa de origem portuguesa? Deixe-me um comentário!

良い経験, que é como quem diz, boas experiências! 🙂

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: