8 Posições de dormir e os seus efeitos na saúde.

0

Em que posição costuma dormir? Esta é uma questão fundamental para uma boa noite de sono e para a saúde em geral.

Deixo-lhe uma lista das 8 posições mais comuns e os seus efeitos na saúde.

1. De barriga para cima com os braços junto ao corpo

De forma geral, dormir de barriga para cima com os braços junto ao corpo é considerada a melhor posição para a coluna e pescoço. No entanto, dormir de barriga para cima também leva a que se ressone mais do que em qualquer outra posição. A apneia do sonos está fortemente associada a dormir de barriga para cima.

2. De barriga para cima com os braços para cima

Esta posição também é conhecida por estrela do mar, e também é boa para a coluna. Dormir com os braços para cima pode ajudar a prevenir rugas faciais e problemas de pele. No entanto, tal como a primeira posição da lista, também pode levar a que ressone mais e problemas de refluxo de ácidos. Para além disso, dormir com os braços para cima pode pressionar os nervos nos seus ombros e causar dor.

3. De barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo melhora a digestão. No entanto, respirar através da almofada não é possível pelo que acabará por virar a cabeça para um lado ou outro. Isto pode causar muita pressão na zona do pescoço. Dormir nesta posição pode também causar dores nas costas, uma vez que perde suporte lombar.

4. Em posição fetal

Dormir todo enrolado, com os joelhos levantados e o queixo para baixo, pode ser bastante confortável mas pode causar sérios problemas nas costas e pescoço. Para além disso, esta posição restringe a respiração profunda. Assim sendo, dormir em posição fetal pode deixá-lo a dormir como um bebé se costuma ressonar ou se estiver grávida.

5. De lado, com os braços ao longo do corpo

Quando dorme de lado, com ambos os braços para baixo, a coluna está bastante suportada na sua curva natural. Esta posição ajuda a diminuir as dores nas costas e pescoço, e pode ajudar a reduzir a apneia do sono. O lado negativo é que esta posição significa rugas faciais provocadas pela gravidade.

6. De lado, com os braços afastados do corpo

Esta posição tem, mais ou menos, os mesmos benefícios que a anterior. No entanto, esta posição pode causar dores nos ombros e braços.

7. De lado, virado à esquerda ou à direita.

Pode parecer que não faz sentido, mas o facto é que o lado para que se vira faz diferença. Dormir virado para a direita pode aumentar a azia, enquanto dormir para a esquerda pode colocar pressão em órgãos internos como o fígado, pulmões ou estomâgo. É comum os médicos recomendarem às grávidas dormirem de lado, viradas para a esquerda.

8. Com várias almofadas

Independentemente da posição em que durma, de certeza que dormirá melhor se utilizar mais alguma ou algumas almofadas para aumentar o suporte. Quem dorme de barriga para cima pode colocar uma pequena almofada debaixo do arco da coluna. Quem dorme de lado, pode colocar uma almofada entre os joelhos.

Em que posição costuma dormir? Deixe-me um comentário!

Boas experiências!

 

[do_widget “MailChimp Widget”]
Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário