7 truques para criar crianças mais felizes

0

Não há Mãe ou Pai no mundo que não querem o melhor para os seus filhos. O que quer que tenha imaginado ou planeado para o seu filho, uma coisa é certa: quer que seja o mais feliz possível. No entanto, já pensou sobre qual a melhor forma para o garantir?

Hoje trago-lhe 7 truques muito simples e que, garantidamente, farão com que os seus filhos sejam ainda mais felizes.

1. As crianças imitam os pais

A forma mais simples de ensinar os seus filhos a serem felizes, é mostrar-lhes que é uma pessoa feliz. As crianças aprendem por observação e imitação e não fazem o que lhes dizemos, mas sim o que nós fazemos.

2. Passe tempo com elas

Para as crianças passar tempo com os país é sinónimo de felicidade. Por isso, passe tempo de qualidade com os seus filhos. Isso ajudará a desenvolver a auto-estima e a confiança. Para além disso, esse tempo de qualidade resultará em memórias para toda a vida. Para os seus flihos, e para si.

3. A gratidão é fundamental

Dizer obrigado não é apenas uma questão de boa educação, é uma demonstração de gratidão face àquilo que temos. É perceber que o copo está meio cheio, e não meio vazio, ou seja, estar feliz pelo que têm, e não tristes pelo que não têm.

4. Permita que os seus filhos desenvolvam as suas capacidades sozinhas

Conseguirmos fazer algo por nós próprios, ou conquistar algo é das melhores sensações que podemos ter. O mesmo se aplica às crianças. Por exemplo, quando aprendem a andar de bicicleta, o mais certo é caírem várias vezes. Mas desta forma vão também aprender a resistir à frustração e quando conseguirem andar sem cair, irão saborear a vitória e o resultado dos seus esforços.

Ninguém é feliz em todos os momentos da vida, e é preciso saber lidar com os momentos menos feliz. O papel dos pais é ensinar os filhos, não é carregá-los ao colo o tempo todo.

5. Deixe-os escolher

Uma criança controla muito, muito pouco da sua vida. Afinal de contas, passam o dia a acartar ordens e indicações dos pais. Por isso, deixe o seu filho fazer algumas escolhas, pelo menos de vez em quando. Deixo-o escolher o que quer jantar ou a roupa a vestir de vez em quando. O seu filho vai gostar de poder escolher.

6. Não tenha medo de dizer não

A verdade é que ouvimos mais vezes que não na vida, do que sim. Se quiser que ele saiba lidar com isso, não tenha medo de lhe dizer não.

7. O doce não é tão doce sem o amargo

Deixe que o seu filho se sinta triste de vez em quando. É importante que, por um lado, percebam que estar triste faz parte da vida, e por outro lado, que não há problema nenhum em estar triste. Quando isso acontecer, ajude-o a “deitar cá para fora”, a expressar os seus sentimentos, e não se esqueça de o apoiar.

 

Por último, dê todo o amor do mundo aos seus filhos. É certo e sabido que vão fazer asneiras, afinal de contas as crianças é a experimentar que todos aprendemos. Quando isso acontecer, mostre-lhe que há consequências para as asneiras, mas que independentemente disso o ama incondicionalmente.

 

Boas experiências!

[do_widget “MailChimp Widget”]

 

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário