5 Mitos alimentares desmistificados

0

Hoje parece-me um bom dia para vos falar de alimentação. A Primavera chegou e com ela vem a maior variedade de alimentos, que enchem de cor as nossas cozinhas e o nosso organismo de vitaminas e outros nutrientes essenciais.

Sou conhecida por ser a saudávelzinha cá do sítio, ou seja, aquela pessoa irritante que come às horas certas, que toma o pequeno-almoço, devora uma peça de fruta logo pela manhã, tenta comer mais peixe do que carne, não adora fast food, apesar de cair algumas vezes em tentação, e pratica outros tantos comportamentos muito irritantes para quem não faz, usualmente.

Não querendo ser a mãezinha mas já sendo, gostaria de desmitificar algumas ideias e aproveitar para dar alguns conselhos.

Pequeno-Almoço

Começo por vos dizer que o pequeno-almoço é essencial, o organismo passa 8 horas a dormir e de manhã tem de repor energia. É errado pensar que ao saltar esta refeição irá poupar umas calorias, pelo contrário, na ausência de açúcar o cérebro não funcionará tão bem e sem reservas de gordura, o nosso organismo irá atacar a massa magra, ou seja, o músculo. Mesmo aqueles que dizem ficar enjoados com comida logo pela manhã, tentem colocar um iogurte ou fruta na mala e comer passado uma meia hora.

Produtos light

Quanto à praga dos produtos light, também parece já ter sido comprovado que não são os nossos melhores amigos, pois por trás da ausência de açúcar ou gordura estão os muitos aditivos industrializados que acabam por lhes conferir um sabor agradável, apesar de ficarem desprovidos dos melhores nutrientes que originalmente os compõem.

Soja

A soja é também um mito, quando toca ao leite, pois esta poderá ser essencial num plano alimentar vegetariano ou vegan mas não o será numa dieta mediterrânica como a nossa, dado que não possui nem 30% da quantidade de cálcio do leite comum, devido ao processo químico a que é sujeita.

Sumos de fruta

Optar pelos afamados sumos de fruta, em vez da fruta ao natural, também não é a melhor opção, pois estará a ingerir menos fibra e mais calorias. Prefira sempre uma peça de fruta saborosa e fresca.

Dieta das Proteínas

A dieta das proteínas em detrimento dos hidratos de carbono, muitas vezes apregoada entre as melhoras dicas para emagrecer, não é benéfica porque o excesso de proteína no organismo pode causar problemas de saúde, tais como o cancro. Exagerar no consumo de alimentos como a carne e os ovos pode sobrecarregar os rins e levar a uma maior desidratação.

Uma sugestão: o famoso Detox

Para finalizar, deixo-vos a sugestão do famoso Detox. Pessoalmente, nunca experimentei, mas tenho amigas que já o fizeram e com base na experiência delas posso assegurar que é revitalizante, ajuda a regular as funções orgânicas e a sentirmo-nos mais saudáveis e bem-dispostos.

Consiste na ingestão de sumos, resultantes da mistura de frutas com vegetais, cujas receitas têm diferentes finalidades, como emagrecer, desintoxicar, energizar, actuar sobre determinados órgãos vitais do corpo, entre outros. Existem já várias páginas no facebook onde podem saber mais sobre esta tendência, através da partilha de receitas, planos adaptados ou dicas de famosos que já experimentaram.

Exercício Físico

Por mais que pratiquem estes bons hábitos, é importante não esquecer o exercício físico pois é essencial ao bem-estar geral. Praticar exercício só ao fim de semana pode trazer mais riscos do que benefícios, pois ficamos mais sujeitos a lesões e problemas cardíacos, além de que os resultados de emagrecimento ou melhorias na saúde não são visíveis.

Posto isto, estabeleçam um objectivo e comecem já a mudar a vossa vida! Se quiseres uma ajudinha de um especialista, espreitem aqui.

Esqueci-me de algum mito? Têm outras sugestões? Deixem-me um comentário.

Boas experiências!

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: