18 dicas para usar a linguagem corporal da forma certa

0

Os estudos indicam que mais de 60% da nossa comunicação é não-verbal, ou seja, sem falar. Como tal, a linguagem corporal é extremamente importante. Especialmente se quiser causar uma boa primeira impressão. Isto porque os primeiros minutos de interacção com outra pessoa determinam em grande parte a relação futura, ou a falta dela.

Hoje trago-lhe 18 dicas para usar a linguagem corporal de forma mais positiva.

Corpo

1. Postura: costas direitas, mas não rígidas, e os ombros relaxados para não parecer demasiado sério.

2. Alinhe o seu corpo com a pessoa com que está a falar, isto demonstra que está envolvido na conversa.

3. Mantenha as pernas ligeiramente afastada, em vez de as cruzar. Isto demonstra que está relaxado e confortável com a situação.

4. Incline-se um pouco em direcção à pessoa com quem está a falar, isto demonstra concentração e que está realmente a ouvir.

5. Imite a linguagem corporal que observa, demonstrando que gosta da pessoa (ou que está realmente a tentar).

Braços e Mãos

6. Mantenha os braços junto ao corpo de forma relaxada, demonstrando que está aberto ao que a outra pessoa está a dizer.

7. Gesticule com as mãos quando fala, isto aumenta a sua credibilidade. Para além disso, os estudos apontam que gesticular ajuda a pensar.

8. Se der um aperto de mão para cumprimentar, faça-o de forma firme. Um bom aperto de mão facilita toda a conversa que se segue.

9. Se for o caso, tenha atenção às diferenças culturais no que toca a cumprimentos e despedidas.

Cabeça

10. Acena com a cabeça e sorria. Isto demonstra a quem está a falar que compreende, e está a ouvir o que estão a dizer..

11. O riso é sempre uma boa forma de aligeirar o ambiente, quando usado de forma apropriada.

12. Mantenha contacto visual, olhando a pessoa nos olhos quando estão a conversar. No entanto, não abuse, demasiado contacto visual pode parecer agressivo.

13. Não pestaneje demasiado, isto pode transmitir que se sente desconfortável com a situação

14. Imita as expressões faciais da outra pessoa, isto demonstra concordância e que está a gostar da outra pessoa

15. Controle a sua voz, tente manter um tom mais grave e não termine todas as frases como se fossem perguntas. Respire fundo, e fale devagar e de forma clara.

Pequenos Detalhes

16. Se estiver numa reunião, tire notas. Isto demonstra que se preocupa com o que a outra pessoa está a dizer. Tenha atenção para que isto não quebre o contacto visual.

17. Preste atenção à linguagem corporal dos outros. Poderão estar a tentar sinalizar-lhe que estão a tentar terminar a reunião. Será mais provável que queiram voltar a conversar consigo se responder de forma correcta à linguagem corporal dos outros.

18. Termine a conversa com um aperto de mão firme e contacto visual, demonstrando que gostou da conversa e que espera que voltem a conversar.

 

Tem mais alguma dica que não esteja na lista? Deixe-me um comentário!

Boas experiências!

 

[do_widget “MailChimp Widget”]

 

Via: inc.com
Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: