10 Truques para dormir melhor

1

Olá!

Depois de ter andado à procura de um despertador, decidi pesquisar também dicas para dormir melhor, e partilho-as consigo.

1. Quarto calmo e relaxante

Utilize apenas cores calmantes, como o azul, para o seu quarto. Evite cores mais berrantes, e controle a temperatura do quarto. Um quarto demasiado quente ou demasiado frio faz com que tenha uma noite mais irrequieta.

2. Livre-se da tralha

Pode parecer estranho, mas quartos desarrumados e com muita tralha podem fazer com que tenha menos descanso à noite.

3. Durma uma sesta

Experimente dormir uma sesta de 15 ou 20 minutos, nem que seja ao chegar a casa. Mas tenha cuidado para que não sejam demasiado longas. O ideal são 15 a 20 minutos. Uma boa sesta permite que o cérebro descanse sem interferir com o ciclo de sono.

4. Defina um horário para dormir

Por muito pouco que nós pouco gostemos, o nosso corpo gosta de certa rotinas. Tente acordar e deitar todos os dias à mesma hora. Desta forma, o corpo habitua-se aos horários e conseguirá estar mais acordada durante o dia, e cansada apenas próxima da hora de ir deitar.

5. Apanhe sol

Este é talvez o melhor truque, e agora que o bom tempo se aproxima, apanhe sol! A luz artificial torna-nos mais sonolentos, por isso tente apanhar um bocadinho de sol durante o dia.

6. Corte na cafeína

Contra mim falo, a cafeína é, para mim, fundamental para aguentar um dia de trabalho. No entanto, pode afectar o cérebro até um máximo de 12 horas após beber um cafézinho. Por isso, evite o café ou, pelo menos, tente não beber café depois do meio da tarde para conseguir dormir melhor à noite.

7.  Ajuste a iluminação à noite

Evite luzes mais brilhantes próximo da hora de ir dormir, e experimente afastar-se da televisão ou outros ecrãs mais próximo da hora de ir dormir. Poderá também trocar as lâmpadas do quarto por outras com uma luminosidade mais reduzida.

8. Exercício e alimentação

Uma boa noite de sono começa ao jantar, por isso evite refeições pesadas que lhe tornarão a digestão mais pesada. Evite também bebidas alcoólicas à noite. Para além disso, o exercício físico ajuda a regular os seus ciclos de sono. Está comprovado que pessoas mais saudáveis também dormem melhor e têm mais energia durante o dia.

9. Relaxe antes de deitar

Pelo menos meia-hora antes de se deitar, evite tudo o que seja trabalho e tarefas domésticas. Estas questões provocam ansiedade desnecessária.

10. Crie ou mantenha uma rotina pré-sono

Criar uma rotina pré-sono ajuda o corpo a perceber que é hora de ir dormir. Experimente ler ou tricotar antes de dormir. Estas actividades são calmantes e repetitivas. Adormecerá em 3 tempos.

 

Tem mais alguma dica? Deixe-me um comentário!

Boas experiências! E bons sonhos!

 

 

 

Origem: Lifehack.org

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

1 comentário

  1. Pingback: 10 Hábitos Matinais Saudáveis - Guia Odisseias

Deixe um comentário

%d bloggers like this: