10 posições de Yoga para quem faz exercício

0

Ter uma vida activa, especialmente quando é combinada com uma alimentação saudável, pode ajudar a diminuir o risco de algumas doenças como diabetes, osteoporose e doenças cardíacas. Pode ainda ajudar a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol, bem como a reduzir o risco de obesidade, depressão, sintomas de ansiedade e de artrite.

Algumas actividades físicas podem ser duras para o corpo, especialmente a corrida, e por isso é importante uma boa rotina de alongamentos.

Poderá  escolher algumas destas posições de yoga e adicionar à sua rotina, ou utilizar estas 10 como a sua própria série. Ouça o seu corpo e tire partido!

 

  1. Flexão à frente

Comece por juntar os pés. De seguida dobre-se para a frente, tentando colocar as mãos no chão ou agarrando as pernas. Fique assim até sentir alongar os músculos da parte posterior das pernas.

 

  1. Posição do triângulo

De pé, afaste os pés e as pernas. O pé direito fica em direcção à parede da direita e o esquerdo para a frente. Rode o tronco para a direita e desça em direcção ao chão de maneira a ficar com a mão direita em frente ao pé direito e a esquerda em direção ao tecto. Estique os braços e sinta alongar esse lado do troco, anca e pernas. Repita do outro lado.

 

  1. Flexão à frente, de pé com as pernas afastadas

Com os pés afastados e os dedos ligeiramente para dentro, dobre a cintura trazendo o topo da cabeça em direcção ao chão. Coloque as mãos no chão e respire.

 

  1. Malasana – Posição acocorada de pernas afastadas

Abra as pernas à largura das ancas e dobre os joelhos, fazendo um agachamento profundo, ficando assim com os glúteos perto do chão. Coloque as mão juntas em frente ao peito, mantenha a coluna direita e alinhada. Concentre-se na respiração.

 

  1. Supta vajrasana – Flexão atrás sentando de joelhos

De joelhos, afaste um pouco os pés e tente chegar com os glúteos ao chão. Muito lentamente, incline-se para trás, colocando os ombros no chão. Se estiver confortável, aos poucos vá tentando colocar as costas no chão e descanse a postura. Deverá sentir um alongamento das coxas.

 

  1. Posição deitada com pernas elevadas e rotação de tornozelos

Deitado de costas, flectindo o pé direito, levante a perna direita de modo a que fique perpendicular ao chão. Contraia os abdominais para aguentar a perna no ar e rode o tornozelo 10 vezes no sentido dos ponteiros do relógio e de seguida 10 vezes no sentido inverso, mantendo os joelhos o mais imóveis possível. Baixes a perna direita, certificando-se de que as costas não saem do chão e, de seguida, faça o mesmo com a perna esquerda.

 

  1. Posição de cão invertido

Meta as mãos e os pés no chão, esticando as pernas até à posição de cão invertido. Deve certificar-se que está a abrir o peito de forma a juntar-se ligeiramente as omoplatas e a manter o pescoço numa posição neutra.

 

  1. Posição de pomba

Da posição de cão invertido, deslize a perna direita entre os braços e dobre-a de maneira a que o joelho se encontre entre as mãos. Estenda a perna esquerda para trás e pressione com as mãos no chão, arqueando as costas. Sentirá um bom alongamento das ancas e em toda a parte da frente do corpo. Repita o mesmo processo do lado esquerdo.

 

  1. Posição de árvore

De pé, coloque o seu peso na perna esquerda e levante a perna direita. Segure o joelho com as duas mãos, mantendo o equilíbrio. Repita o processo com a perna direita.

 

  1. Savasana – Posição de relaxamento deitado

Deite-se de costas e coloque os braços ao longo do corpo afastados um palmo, e coloque os pés mais ou menos à largura das coxas. Concentre-se em relaxar todos os músculos, da cabeça aos pés e respire profundamente. Deixe o corpo recuperar.

 

O essencial para os benefícios de praticar yoga está num alinhamento apropriado, e um professor pode ser essencial para aprender correctamente.

As aulas por vezes são caras, mas muitos espaços oferecem pacotes, podendo usufruir de alguns descontos.

 

Veja algumas das experiências Odisseias de  Yoga aqui:

1 Mês de Tai Chi Chuan, Yoga ou Yoga Power Flow | Campo Pequeno

Yoga Sámkhya – O Yoga Avançado  | 1 Mês de Aulas – 1 ou 2 Pessoas

Introdução ao Yoga: Workshop de 4h no Centro de Lisboa!

 

Experiências de Sonho 🙂

Partilhe.

Sobre o Autor

Odisseias

O nome Odisseias vem do poema épico de Homero que relata uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, e foi para lhe oferecer experiências inesquecíveis que criámos a Odisseias. Desde a fundação que a nossa equipa teve um trabalho diário de seleccionar cada uma das experiências do nosso catálogo e pensar nas suas emoções, oferecendo desde um salto de paraquedas a um momento de relaxamento num spa.

Deixe um Comentário